quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Comida!!






Quando vim pra cá, prometi que ia comer de tudo que me oferecessem! Já na primeira janta foi chucrute rsrsrsr. Desde então comi ovo ponché, pepino em tudo que é prato, cenoura e pimentão cortadinhos em fatias no café da manhã e pão com salmão cru. Tá bom, mentira, esse último eu recusei.

Mas vamos ao lado bom: batata com linguiça e molho tipo curry ou inglês (clássico), batata cozida, frita, legumes, sopa de gemüse (bem diferente da sua, Dona Zu, de vagem), pizza bem fininha com queijo por cima... e é tudo uma delícia!! Não sei se é porque tem plantação em tudo que é lugar, mas parece ser mais fresco. Frutas e carnes não tem em tanta abundância, mas você acha qualquer coisa que quiser no mercado. Tem uns sanduíches com um pedaço de presunto enorme, bem macio (foto). Esses dias, diante da infinidade de pratos congelados (deliciosos), escolhi um peixe com molho branco de brócolis, 2,20 euros. Comi quase tudo sozinha! Ah e os doces? Bolo de maçã quase igual ao de banana da Dona Carmem congelado, delicioso! O Kinder é daqui, então tem Kinder de tudo que é tipo, até sorvete. A diferença é no preço bom e no tempero, pois os doces são quase sem açúcar e os salgados são bem apimentados. Resumindo: você come o que quiser, basta procurar. E tem que ter alguém pra traduzir, às vezes nem assim - eu já desisti de tentar saber o que vou comer ou pedir pra me explicarem - manda vim, garçom!

Quanto às bebidas, são milhares, cervejas de todos os tipos, misturadas com coca energético ou suco de laranja (às vezes de fora da geladeira, mas ficam boas também), destilados e vinhos são tantos que eu não tenho nem ideia de qual escolher, vou pela embalagem. Alguns tomam o café sem açucar e preferem água com gás - ou blup, como falo pra minha prima. Tiram sarro da minha cara porque nunca consigo comer ou beber tudo, sempre alguém tem que me ajudar "hilfst mir". Como no dia da comida árabe: um sanduíche enorme que os meninos comeram em 3 minutos, eu demorei 5 pra comer menos da metade, levei pra casa, almoçei mais metade no outro dia e sobrou pra janta. Justo eu, a mais comilona da família! Se preparem que eu tô voltando com fome - e gorda!

KZ Osthofen.




Não se pode conhecer um lugar sem conhecer sua história - seja ela boa ou ruim. Então fui conhecer um campo de concentração, em Osthofen. Fiquei muito feliz pois meus avós viveram lá! Mas ao chegar no KZ, o passeio estragou. Um lugar insalubre, fedido, com um silêncio ensurdecedor. Sabe aquela sala no filme "O menino do pijama listrado" que tem uma abertura em cima para colocar o gás? Pois é...

Heidelberg







http://www.heidelberg.de/servlet/PB/menu/-1/index.html

Cidadezinha perto daqui com muitas igrejas lindas e um castelo imponete... ah vá? Uma cidade na Alemanha com castelos e igrejas centenárias é o que mais vi rsrsrs. Mas não me canso, gosto de sair andando por aí, escutar os sinos das igrejas a todo momento e admirar a paisagem. Fui com Suzie, conversamos bastante, fomos até o castelo - subindo de bondinho, medo - ela me mostrou tudo o que tinha pra ver por lá. Foi construído em 1225, em estilo gótico, e reformado no século XVI, mas quase todo destruído em 1689 pela guerra. Também abriga um museu de farmácia, o Deutsches Apothekenmuseum, com oficinas em estilo barroco e rococó e uma farmáciado século XVIII - legal para os hipocondríacos. Nas fotos, o castelo por dentro, mais um tonel gigante (tem uma sala exclusiva com uma escada só pra ele), e eu e Suzie. Muitos turistas, e entre eles uma adolescente que veio até mim, me abraçou e disse alguma coisa. Fiquei sem saber o que fazer, mas quando Suzie traduziu "abraço quente brasileiro", voltei até ela e disse: "isso que é um abraço quente brasileiro" e abracei forte. Todos riram, foi engraçado. Até hoje não sei como ela descobriu que sou brasileira - obedeço o sinal, não me atraso (tô aprendendo, comprei um relógio), não jogo lixo no chão e não saio de biquini sambando por aí rsrsrsr.

Almoçamos em um restaurante que também parecia um castelo. No final, disse pra garçonete: "Ich bin satt". Ela achou graça e eu não entendi. Lá estava Suzie pra me salvar: não se fala "estou satisfeita" quando está fora de casa. Também aprendi que quando você é apresentado a alguém, dá um aperto de mão; quando tem mais intimidade, seja no primeiro encontro ou décimo, pode dar dois beijos no rosto, e só os amigos íntimos se abraçam. Aprendi outras coisas com o tempo também, exemplo, com 8 dias, aprendi a usar a máquina de lavar (é quente, a roupa encolhe se não fizer certo), com 10 dias entendi como se abrem as janelas, com 3 já sabia de cor todas as marcas de roupas e vi que algumas lojas têm todas as marcas juntas (rá, essa foi fácil), e até hoje não aprendi a usar a máquina de café expresso - ás vezes derrubo, às vezes sai fraco - e falar quente/frio ou esquerda/direita em inglês muito menos em alemão.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Speyer






http://pt.wikipedia.org/wiki/Speyer

Speyer é uma cidade super antiga, originou-se com os romanos em 10 a.C, tem algumas igrejas e um centrinho bem antigo. O Reno passa por ali, e seu curso foi desviado para os navios grandes poderem passar (onde ele passava, virou lodo), o problema é que agora o rio ficou muito rápido. Fonte: Ludney rsrsrsr.

O mais estranho foi o osso e algumas partes do corpo de pessoas sacras, em exposição na catedral, Dom (linda!).

Sim, é verdade, Fer, que as pessoas tomam banho no parque (não sem roupa!) e se banham no rio.

É Brasil por toda a parte.







Não tem quem não saiba que sou do Brasil e venha perguntar sobre o biquini, carnaval, pedir pouso na viagem, dar um abraço ou aprender a dançar samba. Tem caipirinha em tudo que é barzinho, e encontrei uma calcinha no mercado tipo "brasileira". Aliás, os biquinis aqui são assustadoramente grandes, até comprei um pra mostrar.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Frankfurt






Nesse dia Liane me deu uma carona pra Frankfurt, a maior cidade aqui da região, mais um menos 1 hora de carro.

Saímos daqui às 7 da manhã, e ela foi pra um curso enquanto eu passeava. Não sabia onde era o centro, então fui andando em direção aos prédios. Demorei 2 horas pra chegar lá. Sabe a Rua XV? Tem umas 10 iguais! Muitos turistas, mulheres tão bonitas e bem arrumadas que você parece estar no Fashion Week, mas também alguns mendigos e mulheres de burca pedindo dinheiro na rua - disse alguns porque pude contar uns 5 mendigos na cidade inteira. Ia andando sem rumo atrás das pessoas, avistava alguma coisa bonita e ia atrás. Achei várias praças, igrejas, a ponte. Achei uma igreja linda, e lá dentro tinha um coral ensaiando!! Quase chorei rsrsrs. Umas 3h da tarde não aguentava mais andar, então sentei no bar e pedi uma cerveja. Ao lado um grupo de brasileiros (achei uns 4 na cidade), disse oi, perguntei daonde eram e continuei andando. 5h fui pra casa, finalmente! Chegando aqui, tomei banho e café, "Kassie, quer ir na disco?" "Sim". Aaaa mais uma noite dançando, mas o cheiro de cigarro me incomodou muito. Uma balada como a nossa, com pop, house e hip-hop, bem cheia. Domingo à noite me perguntaram o que eu ia fazer "Dormir, de preferência".

Duerkheimer






http://www.duerkheimer-wurstmarkt.de/


A festa do Vinho, como a Oktoberfest é da cerevja. Fui no domingo passado, e na segunda também. Muitos briquendos para as crianças (Melissa foi na roda gigante, eu não, obrigado), vinho no copo de 500ml. Comi o prato típico, linguiça com batata e molho, uma delícia!! No final da festa fogos de artifício.

Na foto um tonel gigante, que era usado antigamente com capacidade de 1.7 milhões de litors de vinho! Tem 13 metros de diâmetro e foi feito em 1934. Hoje é usado como restaurante.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Altes Schos






http://www.schloss-hohenbaden.de/

O castelo fica no meio da Floresta Negra e data de 1.200! Por fora é muito bonito, pode-se ver lá do mirante. Por dentro são só ruínas. Ao lado foi feito um restaurante, muito gostoso. Estivemos lá para o café da tarde e voltamos no café da manhã de domigo, tipo café colonial, com música ao vivo. Comi o bolo Floresta Negra original e tomei muito café.

Bondinho na Floresta Negra e mirante.






Morri de medo desse bondinho. Mas pense numa vista bonita lá em cima! Depois brinquei com Frau Irene um Herr Paul que queria um bondinho pra não precisar subir em outros lugares também.

Baden-baden






Baden-baden é a Camburiú da Alemanha. No verão é bem quente, e o clima me lembrou nossa praia. Como sempre, as casas são bem pensadas e os jardins lindos. No centro da cidade só tem carrão e gente bonita. Fiquei na casa dos pais da Cristiane, dois velhinhos bem simpáticos, mas que falam um dialeto impossível de entender. É verdade, tinha uma pia dentro do quarto!
No café da manhã, pão feito em casa, mel, manteiga, doce, café e ovo ponché... comi tudinho pra não fazer desfeita.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Zoo






Nesse dia fomos no Zoo em Worms - na verdade, o nome desse é casa dos bichos. Bem legal! Ah, o banheiro é limpo!